quinta-feira, 7 de abril de 2011

Meu jardim

"O segredo é não correr atrás das borboletas, cuide do seu jardim que elas vem até você."
(Mário Quintana)


Um dia cuidei do meu jardim e ele ficou lindo. As flores coloridas, as folhas brilhantes, o perfume inebriante fez do meu jardim um lugar mágico, puro, único. Após tanto cuidado e zelo o tão esperado aconteceu: a mais linda das borboletas chegou. Se aproximou com medo... muito cuidado... tocou as pétalas das flores coloridas com muito temor; sentiu o perfume inebriante; se encantou com o brilho das flores; e fez do meu jardim a sua casa. Espalhou entre as flores sua alegria, suas cores seu brilho e encantou a todos com sua beleza. As asas eram enormes, dava pra perceber que foram feitas pra voar alto, voar longe.

Porém o inevitável aconteceu. Como diz a canção: "as flores de plástico não morrem", e as minhas NÃO eram de plástico e morreram... secaram... apodreceram... as folhas perderam o brilho e caíram... o perfume inebriante agora deu lugar ao cheiro de lixo, sujeira. Eu não soube preservar o meu jardim. Pensei que apenas cuidar para atrair fosse o necessário; não adubei mais; não aguei mais; não deixei que o sol banhasse as folhas e tudo acabou. Meu jardim se transformou em um canteiro de imundícies e galhos retorcidos, e minha linda borboleta colorida e de asas enormes voou pra longe assustada. Perdi minha alegria, minha cor e meu brilho que voaram com ela... pra um jardim bem distante.

Me restou agora um canteiro onde um dia existiu um lindo jardim florido. No momento junto forças pra transformá-lo em um lugar bonito novamente. Começo a mexer com adubos e com o arado. Procuro sementes de flores que possam existir em mim pra que elas possas colorir de novo esse lugar.

Se vou atrair borboletas?

Não sei... a mais bela de todas eu já perdi.

Se vou recuperar minha alegria, minha cor e meu brilho?

Também não sei, ou melhor, até sei. Voltarei a sorrir, a brilhar e a ter cor, mas JAMAIS serão as mesmas cores e com a mesma intensidade que tiveram um dia. Aquele dia, naquela rodoviária, aonde a primeira linda flor do meu jardim finalmente desabrochou e exalou um perfume único... e que ninguém irá sentí-lo novamente.

6 comentários:

  1. Lindas e doloridas palavras meu amigo. É triste e belo seu lamento de dor e sofrimento neste momento tão crítico. Uma pessoa com tal dom para as palavras, jamais deveria sofrer como você o está. E não se preocupe, meu belo poeta. Não noite tão sombria que não tenha um amanhecer! E, quando o dia começar a clarear, se prepare, pois o maior espetáculo estará para acontecer. Mas voce precisa estar atento, afinal para acompanhar o Grande Ato do Astro Rei, você precisa estar acordado!
    Estou e sempre estarei do seu lado, para tudo.

    Beijos.


    Frank Miranda

    ResponderExcluir
  2. hum.. então essa história é mesmo sua vida né ?!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto meu amigo muito lindo e me identifiquei de certa forma com ele pois ando passando por algo bem semelhante...
    Parabens pelas belas palvras.
    Abçao

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o Texto. Sem Dúvidas muito profundo e emocionante!

    Forte Abraço: E lembre-se: A Vida é feita de escolhas, temos o livre direito de optar pelo o que queremos ou não. Deus está contigo sempre!

    ResponderExcluir
  5. Tem pessoas que se expressam melhor produzindo imagens (o/), outra produzindo canções para poder expelirem emoções e tocar outras pessoas com seus sentimentos, já o Nilson consegue fazer isso com um dos meios que, por precisar de habilidades para se destacar, se torna um dos mais difíceis, se não o mais. Parabéns pelo texto Nilson, aproveite mesmo essa fase de todas as formas positivas possíveis, pois não há um mal que não venha para bem.

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos, muito obrigado pelos comentários e pelas palavras de carinho. Escrever esse texto e ler o que vcs escreveram me deram um ânimo novo, tô mais leve. MUITO obrigado! Beijos Frank, Juninho, Dygnissimo, Niinho e meu querido Ypisilom.

    ResponderExcluir